OAB/RS conquista ampliação do período de suspensão dos prazos processuais



OAB/RS conquista ampliação do período de suspensão dos prazos processuais, garantindo descanso de 27 dias aos advogados junto ao TJRS
Data: 21.11.11  

Na tarde desta segunda-feira (21), em sessão do Órgão Especial do TJRS, o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, fez sustentação oral do pleito, garantindo, por unanimidade, o retorno dos profissionais ao trabalho apenas no dia 16 de janeiro. 

A OAB/RS conquistou, na tarde desta segunda-feira (21), junto à Justiça Estadual, a ampliação da suspensão dos prazos processuais, com vedação da publicação de Notas de Expediente, garantindo o retorno ao trabalho dos advogados gaúchos apenas no dia 16 de janeiro (segunda-feira). A suspensão dos prazos inicia no dia 20 de dezembro. Ou seja, serão 27 dias de descanso.

A decisão, proferida pelo Órgão Especial do TJRS, composto por 26 desembargadores foi unânime, após a sustentação oral realizada pelo presidente da entidade, Claudio Lamachia. Anteriormente, já havia sido deferido parcialmente o pleito da OAB/RS, com a suspensão dos prazos até o dia 06 de janeiro.

O dirigente havia retornado a Porto Alegre, de Curitiba, onde participa da XXI Conferência Nacional dos Advogados, voltando à Capital paranaense logo após a sustentação oral.

Da tribuna do Órgão Especial do TJRS, Lamachia ressaltou que a motivação da nova postulação da OAB/RS se deu em razão dos inúmeros relatos de profissionais que apontaram a dificuldade em adequar suas férias frente à brevidade do período de suspensão dos prazos processuais. "É uma medida importante para os advogados individuais e dos pequenos escritórios, e, até mesmo, para os grandes escritórios de advocacia, que poderão organizar-se de forma tranquila, o que possibilitará uma melhor qualidade de vida no final de ano para todos os advogados gaúchos e suas famílias", defendeu Lamachia.

O tema esteve presente no recente Colégio de Presidentes das 106 subseções da OAB/RS, realizado em Uruguaiana no mês de outubro. "Ouvi com angústia e apreensão o clamor da classe por providências urgentes que visassem à melhoria da prestação jurisdicional e a renovação do pedido de ampliação do período de suspensão dos prazos processuais", afirmou Lamachia.

Luta pela aprovação do PL das férias

A medida editada pelo TJRS, mais uma vez, antecipa os efeitos administrativos do PL 06/2007. De autoria da OAB/RS, a proposta legislativa busca alterar o artigo 175 do Código de Processo Civil (CPC) e modificar também o inciso I do caput do artigo 62 da Lei 5010, de 30 de maio de 1966, o que viabilizaria, de modo simples, um período fixo de descanso para a classe.

Atualmente, o PL 06/2007 está tramitando em conjunto com a PEC que trata da reforma do CPC. Segundo o presidente da Ordem gaúcha a expectativa da entidade é de que ele seja aprovado em 2012.



 

www.oabrs.org.br


Postado em: 22/11/2011

Nossas condolências

OAB/RS, subseção Santiago/Jaguari, vem a publico manifestar seu profundo pesar em razão do trágico falecimento do líder regional, ex-prefeito de Santiago e deputado estadual, José Francisco Gorski.
A diretoria da OAB


Postado em: 13/11/2011

Entrega da carteira profissional de advogado ao DR. JOÃO GENTIL DE ANDRADE AVILA

Ocorreu na sala da OAB junto ao Fórum no dia 03 de Novembro de 2011, a entrega da carteira profissional de advogado
DR. JOÃO GENTIL DE ANDRADE AVILA - OAB/RS 82.799, assinou o termo de compromisso perante a Diretoria da OAB e
demasis presentes.

OAB/RS Santiago


Postado em: 09/11/2011
Todos os direitos reservados © 2017 | Fone/Fax: (055) 3251-2541
santiago@oabrs.org.br

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!